No cotidiano escolar, as crianças desde pequenas devem ser co-protagonistas no processo de aprendizagem, explorando, experimentando, levantando hipóteses e colocando em prática o que sabem para construir novos conhecimentos, a exemplo das ciências, tecnologia, matemática, que lhes estimula a linguagem científica. Mas são tantas as novidades que chegam junto à Educação Infantil…
A criança, por volta dos três anos, investigativa como sempre foi, e agora exercitando o poder argumentativo que a linguagem verbal começa a lhe proporcionar, passa a também se interessar efetivamente pelos indícios de um mundo letrado, bem como investigar os mecanismos comunicativos como poderosas ferramentas sociais. E por que não ampliarmos esta comunicação para muito além do contexto habitual de nossos cientistas?
Valendo-se da capacidade simbólica, da criatividade e grande potencial de desenvolvimento linguístico desta faixa etária, é possível ir além, desde a introdução de um idioma, se esta for a proposta da escola, ou a abordagem de projetos, que abre portas para um mundo de possibilidades futuras.
É fato que nossos pequenos estão ampliando suas vivências científico-culturais, bem como exercitando suas habilidades sociais e cognitivas. É só conversar com uma criança para comprovar sua inúmeras teorias interpretativas.
Pode se dizer, enfim, que a Educação Infantil caracteriza anos de inúmeras conquistas marcantes. Dentre tantas, o discurso elabora-se, as potencialidades motoras se refinam, as relações interpessoais se ampliam. E o desenho, que é uma das primeiras formas de representação gráfica humana, mais elaborado, começa a dar espaço à escrita, ainda que do nome próprio, primeiro texto estável do qual nossos pequenos se apropriam. Aos poucos, outros portares de texto começam a ser foco de interesse, e a escrita, um interessante mecanismo social a ser decodificado. São tantas descobertas!
As múltiplas aprendizagens se efetivam por intermédio do brincar e as áreas do conhecimento são como percursos para as crianças construírem esses saberes de modo singular. O aspecto norteador são as diferentes experiências vividas pelas crianças, a partir das quais, os educadores bem preparados devem eleger intencionalmente propostas que as envolvem em situações desafiadoras de resolução de problemas. Deste modo, as crianças estarão em contato direto com mais uma linguagem que agora é tão apreciada: a lógica! Alguns conhecimentos cotidianos refinam-se, tais como o sistema de numeração, medidas, espaço e forma – de maneira significativa e contextualizada, desenvolvendo a capacidade de generalizar e sintetizar, formular hipóteses, pensar logicamente e desenvolver estratégias. Nesse sentido, todo o trabalho deve ser permeado por brincadeiras, jogos e propostas de estímulo ao raciocínio lógico, sendo incentivada pelo ambiente aritmetizador que a escola oferece. Conhecer o mundo significa apropriar-se, progressivamente, das múltiplas linguagens da infância, que possibilitem a interação consigo e com um universo social repleto de novos códigos a serem desvendados!