Códigos de descoberta na escola

image

No cotidiano escolar, as crianças desde pequenas devem ser co-protagonistas no processo de aprendizagem, explorando, experimentando, levantando hipóteses e colocando em prática o que sabem para construir novos conhecimentos, a exemplo das ciências, tecnologia, matemática, que lhes estimula a linguagem científica. Mas são tantas as novidades que chegam junto à Educação Infantil…
A criança, por volta dos três anos, investigativa como sempre foi, e agora exercitando o poder argumentativo que a linguagem verbal começa a lhe proporcionar, passa a também se interessar efetivamente pelos indícios de um mundo letrado, bem como investigar os mecanismos comunicativos como poderosas ferramentas sociais. E por que não ampliarmos esta comunicação para muito além do contexto habitual de nossos cientistas?

Os diversos códigos
Os diversos códigos investigativos se reúnem na escola

Valendo-se da capacidade simbólica, da criatividade e grande potencial de desenvolvimento linguístico desta faixa etária, é possível ir além, desde a introdução de um idioma, se esta for a proposta da escola, ou a abordagem de projetos, que abre portas para um mundo de possibilidades futuras.
É fato que nossos pequenos estão ampliando suas vivências científico-culturais, bem como exercitando suas habilidades sociais e cognitivas. É só conversar com uma criança para comprovar sua inúmeras teorias interpretativas.

As possibilidades
As possibilidades investigativas devem ser vastas e genuínas

Pode se dizer, enfim, que a Educação Infantil caracteriza anos de inúmeras conquistas marcantes. Dentre tantas, o discurso elabora-se, as potencialidades motoras se refinam, as relações interpessoais se ampliam. E o desenho, que é uma das primeiras formas de representação gráfica humana, mais elaborado, começa a dar espaço à escrita, ainda que do nome próprio, primeiro texto estável do qual nossos pequenos se apropriam. Aos poucos, outros portares de texto começam a ser foco de interesse, e a escrita, um interessante mecanismo social a ser decodificado. São tantas descobertas!

As múltiplas aprendizagens também ocorreram pelo brincar
As múltiplas aprendizagens também ocorreram pelo brincar

As múltiplas aprendizagens se efetivam por intermédio do brincar e as áreas do conhecimento são como percursos para as crianças construírem esses saberes de modo singular. O aspecto norteador são as diferentes experiências vividas pelas crianças, a partir das quais, os educadores bem preparados devem eleger intencionalmente propostas que as envolvem em situações desafiadoras de resolução de problemas. Deste modo, as crianças estarão em contato direto com mais uma linguagem que agora é tão apreciada: a lógica! Alguns conhecimentos cotidianos refinam-se, tais como o sistema de numeração, medidas, espaço e forma – de maneira significativa e contextualizada, desenvolvendo a capacidade de generalizar e sintetizar, formular hipóteses, pensar logicamente e desenvolver estratégias. Nesse sentido, todo o trabalho deve ser permeado por brincadeiras, jogos e propostas de estímulo ao raciocínio lógico, sendo incentivada pelo ambiente aritmetizador que a escola oferece. Conhecer o mundo significa apropriar-se, progressivamente, das múltiplas linguagens da infância, que possibilitem a interação consigo e com um universo social repleto de novos códigos a serem desvendados!

 

About the Author

A autora do site é nascida na cidade São Paulo, e o Curso Normal/ Magistério foi a primeira opção na área docente antes do ingresso na faculdade de Letras da USP, onde concluiu a dupla habilitação português/ alemão em parceria com a EDUSP. Em seguida, cursando pedagogia e a primeira especialização em Moralidade e Relações Interpessoais na Escola, a formação continuada prosseguiu como uma premissa maior, com cursos como Psicopedagogia, Neuropsicopedagogia, Psicomotricidade e especializações como Bilinguismo e Educação Infantil. Atualmente, também é mestra em Ciências da Educação. Paralelamente, atuou continuamente na Educação Infantil, onde se estabeleceu há mais de 20 anos, assumindo diversas funções até atuar na diretoria de segmento. Também ofereceu diversos cursos e formação por meio de assessoria pedagógica especializada, é ávida leitora, apaixonada pela experiência educativa de Reggio Emilia e considera-se uma eterna aprendiz, seja em contextos locais ou internacionais.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *