Pensamento criativo inerente à infância

LOGO PEDAGOGIA E INFÂNCIA

Desde muito pequenas, se bem ouvidas, é possível perceber que as crianças procuram produzir teorias interpretativas. A criatividade é uma qualidade do pensamento da criança, que é a maior e mais sensível avaliadora da utilidade de uma criação.  Isso ocorre porque os pequenos têm o privilégio de não se prenderem a estereótipos e às próprias ideias, reconstruindo-as continuamente. Crianças exploram, descobrem, mudam perspectivas e se encantam por formas e sentidos que se modificam. Não é possível considerar a criatividade um dom ou uma dádiva extraordinária, já que ela emerge da própria experiência cotidiana.

A linguagem criativa deriva de processos cognitivos, afetivos e imaginativos
A linguagem criativa deriva de processos cognitivos, afetivos e imaginativos

A criatividade não deve então ser encarada como uma diferenciada e fragmentada faculdade mental, já que caracteriza nosso modo de agir, pensar, escolher e saber. Ela se expressa por intermédio de processos cognitivos, afetivos e imaginativos que unidos dão sustentabilidade às habilidades necessárias para se chegar a soluções inesperadas.

Sabemos que o processo criativo deriva de múltiplas experiências, junto ao desenvolvimentos dos recursos cognitivos pessoais, incluindo-se o sentido de liberdade para se aventurar muito além daquilo que nos é familiar. É por isso, então, que a Educação Infantil deve abrir portas, oferecer possibilidades, sair do convencional.

Elementos não estruturados podem ser um convite à criação
Elementos não estruturados podem ser um convite à criação

Sabemos hoje que muitos definem a inteligência como a capacidade de coordenar pontos de vista e de tomar decisões assertivas. Então, a criatividade poderia estar diretamente relacionada à cognição, pois a situação mais favorável para seu desenvolvimento parece estar vinculado às relações e trocas interpessoais, negociações de conflitos, comparações de ideias, e chegada a elementos decisivos. Enfim, a escola teria o cenário perfeito para impulsionar tanto a criatividade, quanto a inteligência!

Contudo, a criatividade parece encontrar sua máxima potência quando os adultos e crianças não se encontram presos a métodos prescritivos, mas, ao contrário, observam atentamente e se tornam intérpretes de situações-problema. Ela pode ser fortemente favorecida ou prejudicada pelas expectativas que a comunidade, escola, família e organizações têm sobre as crianças e a maneira que estas o percebem.

Criatividade como qualidade do pensamento coletivo na Escola
Criatividade como qualidade do pensamento coletivo na Escola

Podemos visualizar mais nitidamente a criatividade emergir quando os adultos que convivem com as crianças se atentam mais aos processos cognitivos do que aos resultados em diversos campos da aprendizagem, envolvendo o fazer e o compreender. Sendo assim, quanto mais os educadores estiverem seguros de que as atividades intelectuais e expressivas têm potencial multiplicador, mais trocas ocorrerão entre a criatividade, imaginação e a fantasia.

Produção criativa, reunindo elementos da fantasia e imaginação
Produção criativa, reunindo elementos da fantasia e imaginação

A criatividade necessita, por fim, fazer com que o saber da humanidade conecte-se com a expressão, abrindo caminhos para a manifestação das cem linguagens da infância. Deixemos, pois, as crianças criarem. Não podemos calar suas vozes e seu potencial expressivo, que se emudece à medida que lhes roubamos a infância e oportunidades de se expressarem genuinamente.

“Nossa tarefa em relação à criatividade é ajudar as crianças a escalar suas próprias montanhas.” (Malaguzzi, 1998, p. 75-77)

About the Author

A autora do site é nascida na cidade São Paulo, e o Curso Normal/ Magistério foi a primeira opção na área docente antes do ingresso na faculdade de Letras da USP, onde concluiu a dupla habilitação português/ alemão em parceria com a EDUSP. Em seguida, cursando pedagogia e a primeira especialização em Moralidade e Relações Interpessoais na Escola, a formação continuada prosseguiu como uma premissa maior, com cursos como Psicopedagogia, Neuropsicopedagogia, Psicomotricidade e especializações como Bilinguismo e Educação Infantil. Atualmente, também é mestra em Ciências da Educação. Paralelamente, atuou continuamente na Educação Infantil, onde se estabeleceu há mais de 20 anos, assumindo diversas funções até atuar na diretoria de segmento. Também ofereceu diversos cursos e formação por meio de assessoria pedagógica especializada, é ávida leitora, apaixonada pela experiência educativa de Reggio Emilia e considera-se uma eterna aprendiz, seja em contextos locais ou internacionais.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *