Brevíssima contextualização de Reggio Emilia

cropped-LOGO-PEDAGOGIA-E-INFÂNCIA-3.jpg

O que é a filosofia Reggio Emilia? Que lugar é esse que influencia algumas instituições de Educação Infantil? Vamos antes, conhecer aspectos mínimos de sua história.

Primavera de 1945, período pós-guerra, Reggio Emilia, comuna ao norte da Itália, na região de Emiliana Romana. Loris Malaguzzi, educador e psicólogo, com sua bicicleta, havia participado da construção de uma escola em Vila Cela, cidade vizinha, a partir dos destroços oriundos do período de guerra e resolveu trazer a proposta a Reggio, num conceito de fato participativo, pois a escolha da cidade foi investir na educação das crianças, de qualidade, a partir da venda de carros bélicos e cavalos deixados pelos alemães.

A organização deve privilegiar o acesso e olhar da infância
A organização deve privilegiar o acesso e olhar da infância

Foi quando, mais adiante, em 1963, com a autogestão comprometida, surge a primeira escola municipal na circunstância mais adversa, pois um incidente com fogo havia a queimado. Devido a seus esforços e luta com recursos humanos e com a própria natureza, foi denominada Escola Robinson, em homenagem a Robinson Crusoé. Loris Malaguzzi, dedicado professor, utiliza como base material os próprios itens da natureza para sua pedagogia, tornando-se idealizador da Teoria da Escuta Ativa e Teoria das Cem Linguagens.

Loris Malaguzzi (Correggio 1920 – Reggio Emilia 1994) foi muito mais que pedagogo e educador, suas ideias repercutem até o momento. Algumas grandes influências que teve, de vanguarda na época, foram Freinet, Dewey, Wallon, Erikson, Decroly, Vygotsky e inclusive Piaget, cuja teoria é validada com olhar crítico. Assim, a construção pedagógica das escolas se concretiza dentro de uma perspectiva sócio- construtivista em que o conhecimento se constrói por meio da ação do sujeito, no próprio contexto, junto à inovação social e com a cultura local, ou seja, crianças aprendem pelas experiências significativas vividas e nas experiências da ação e do fazer.

Expressar-se artisticamente também é manifestar-se por meio de suas linguagens
Expressar-se artisticamente também é manifestar-se por meio de suas linguagens

Desde 1985 há uma relação entre setores público e privado de Reggio que desenvolve uma rede de serviços para a infância (há creches municipais, conveniadas, dirigidas por Associação de pais etc. e os números aumentam constantemente). A escolaridade não é obrigatória, contudo, há mais de 65% de adesão, enquanto a média média nacional é de 10%. Atualmente existem as creches (3m a 3anos – Nidos) e as escolas de Educação Infantil (3 a 6 anos). 

Atualmente a gestão destas escolas é realizada indiretamente pelo Município com a participação de cooperativas educativas sociais, sendo que o regimento de Reggio esta baseado em três vertentes: a educação é um direito; a educação é de responsabilidade da comunidade, da sociedade civil e dos governos; e a educação é um bem comum.

Educação como prioridade política e social
Educação como prioridade política e social

Em 2009, esta experiência com as Creches e Escola da Infância começou a se ampliar para a Escola Primária, como iniciativa piloto, havendo um comprometimento com a continuidade educativa e pesquisa para estudos voltados ao Ensino Fundamental e Universidade.

Recentemente registrou-se mais de 170.000 habitantes de várias regiões do mundo, constituindo uma realidade multiétnica, de crescimento demográfico significativo.

Em 29 de setembro de 2011 foi aberta a Fondazione Reggio Children/ Centro Loris Malaguzzi, que hoje está em 34 países do mundo promovendo interlocuções com a proposta educativa de Reggio.

Como marca constituinte da prática  educativa o educador percorre junto à criança o caminho da observação, da documentação, da formulação de hipóteses, da interpretação, da pesquisa e da escuta ativa num ambiente estimulante, conviction, cuidadosamente planejado, que desafia, considerado  o terceiro educador.

Loris Malaguzzi
Loris Malaguzzi

No contexto educativo das escolas de Reggio, os pais, como responsáveis pelas crianças e também como representantes da comunidade, fazem parte nos processos educativos, são valorizados, estão na essência da experiência, uma vez que não existe criança sem pais.

Pode-se dizer que se trata de uma pedagogia da relação e da escuta, que parte do pressuposto de que a criança conhece o mundo como uma pesquisadora, investigativa, potente, curiosa, questionadora, atenta e que neste processo é produtora de teorias interpretativas e provisórias.

Enfim, as escolas e creches de Reggio Emilia são espaços projetados para as crianças, onde estas encontram contextos verdadeiramente pensados para acreditarem e expressarem suas linguagens, cultura e seu verdadeiro eu. Existe muito mais para se conhecer e descobrir sobre os encantos de Reggio, muito além do que seu olhar permitir!

Referencias Bibliográficas
RINALDI, Carla. Diálogos com Reggio Emilia: escutar, investigar e aprender – São Paulo: Paz e Terra, 2012.

 

About the Author

A autora do site é nascida na cidade São Paulo, e o Curso Normal/ Magistério foi a primeira opção na área docente antes do ingresso na faculdade de Letras da USP, onde concluiu a dupla habilitação português/ alemão em parceria com a EDUSP. Em seguida, cursando pedagogia e a primeira especialização em Moralidade e Relações Interpessoais na Escola, a formação continuada prosseguiu como uma premissa maior, com cursos como Psicopedagogia, Neuropsicopedagogia, Psicomotricidade e especializações como Bilinguismo e Educação Infantil. Atualmente, também é mestra em Ciências da Educação. Paralelamente, atuou continuamente na Educação Infantil, onde se estabeleceu há mais de 20 anos, assumindo diversas funções até atuar na diretoria de segmento. Também ofereceu diversos cursos e formação por meio de assessoria pedagógica especializada, é ávida leitora, apaixonada pela experiência educativa de Reggio Emilia e considera-se uma eterna aprendiz, seja em contextos locais ou internacionais.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *