Desenvolvimento sensório-motor

Pedagogia e infância

A entrada da criança na escola é de suma importância para o seu desenvolvimento. É neste momento que ela irá se inserir em um novo grupo e a família deixará de ser único foco de referência social.

Fazer parte de um novo contexto social, a escola, irá proporcionar um grande desafio para o amadurecimento emocional da criança, que terá de aprender a criar novos vínculos afetivos com pessoas até então desconhecidas, sejam elas crianças ou adultos.

A sua inserção e a aquisição de identidade social favorecerá por sua vez, além de novas relações, possibilidades e descobertas motoras. O mundo será visto de outro plano, tanto do ponto de vista social, como motor.

O corpo
O corpo é um instrumento de comunicação e inserção social

O movimento está presente desde o primeiro momento de vida. O bebê, por exemplo, já se comunica e interage e para isso utiliza-se de gestos e mímicas faciais, além de diversas linguagens não verbais. E a partir de experiências e estímulos a criança adquire cada vez mais o controle de seu corpo e, por consequência, a sua forma modulada de interagir com o mundo.

A necessidade de movimentar-se e explorar o espaço à sua volta é intensa, e o tempo de concentração em atividades motoras é inicialmente pequeno e restrito. Assim, cabe ao educador favorecer ao seu grupo propostas nas quais as crianças possam se desenvolver, interagindo com os brinquedos e materiais de forma a ampliar seu conhecimento de mundo. Balançar-se, rastejar-se, rolar, correr, escalar, espaldar, todas as propostas favorecem um posterior desenvolvimento e refinamento motor.

A criança pequena
A criança pequena desenvolve-se pelo desafio cognitivo e motor

Comumente os vemos apalpando, torcendo ou até mesmo levando à boca objetos que estejam ao alcance. Dessa maneira também estão descobrindo as suas possibilidades de interação e as propriedades sensoriais às sua volta, bem como os atributos inerentes ao objeto em questão.

As descobertas infantis são ligadas às emoções, por isso, o melhor recurso que promove o desenvolvimento psicomotor nesta fase é o desafio cognitivo e motor. A estimulação psicomotora tem resultados positivos, se o lar, a escola e todos se unirem em um trabalho estimulador, afetivo, motor, de promoção de oportunidades de exploração de recursos de fala e cognição.

O universo
O universo infantil deve ser rico em oportunidades de exploração sensorial

Segundo Piaget e Wallon, dois grandes educadores, “A evolução da criança é operada em sucessivas aquisições conjuntas, através de um sistema relação entre o meio da criança e o meio envolvente”. O tipo de estimulação não é tão importante quanto a forma como ele é oferecido. Em outras palavras, é preciso que haja cumplicidade e mediação nas brincadeiras oportunizadas pelo adulto, num repertório amplo.

A criança aprende brincando, dessa forma, deve-se proporcionar um ambiente acolhedor com inúmeras possibilidades de vivências permeadas pelo lúdico, com brinquedos educativos, sejam estruturados ou não, e brincadeiras que estimulam o desenvolvimento das percepções sensoriais das crianças.

Por meio de momentos lúdicos pode-se promover o trabalho pedagógico de estimulação motora e integração sensorial pautado no respeito à individualidade de cada um e no estabelecimento das relações coletivas inseridas na moralidade infantil.

Desenvolvimento motor
O desenvolvimento motor está diretamente relacionado à qualidade do contexto lúdico oferecido

Dessa forma, compreendemos que em nenhum outro período de sua existência o indivíduo experimenta um desenvolvimento tão intenso como nos primeiros anos de vida. Por isso, as propostas elaboradas devem buscar validar o processo de aprendizagem, que se destaca pelos mecanismos da repetição, da imitação e da exploração sensorial.

Nesse sentido, a criança desenvolve sua capacidade simbólica por intermédio de seu próprio corpo e com o resultado de suas experiências, de suas observações e de seus limites. Sendo assim, a criança amadurecerá a forma como ela irá se relacionar com o ambiente que a cerca, com situações e desafios sociais.

About the Author

A autora do site é nascida na cidade São Paulo, e o Curso Normal/ Magistério foi a primeira opção na área docente antes do ingresso na faculdade de Letras da USP, onde concluiu a dupla habilitação português/ alemão em parceria com a EDUSP. Em seguida, cursando pedagogia e a primeira especialização em Moralidade e Relações Interpessoais na Escola, a formação continuada prosseguiu como uma premissa maior, com cursos como Psicopedagogia, Neuropsicopedagogia, Psicomotricidade e especializações como Bilinguismo e Educação Infantil. Atualmente, também é mestra em Ciências da Educação. Paralelamente, atuou continuamente na Educação Infantil, onde se estabeleceu há mais de 20 anos, assumindo diversas funções até atuar na diretoria de segmento. Também ofereceu diversos cursos e formação por meio de assessoria pedagógica especializada, é ávida leitora, apaixonada pela experiência educativa de Reggio Emilia e considera-se uma eterna aprendiz, seja em contextos locais ou internacionais.

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