A importância das experiências ao ar livre

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As crianças têm a necessidade de brincar ao ar livre, pois, além de ser prazeroso, amplia as possibilidades de aprendizagem. Muitos países desenvolvidos, como a Noruega, Dinamarca e Inglaterra, há tempos já se atentam e desenvolvem programas de incentivo a tal proposta, valorizando a inserção de momentos no cotidiano escolar de contato direto tanto com a comunidade quanto com a natureza.

As crianças são seres naturais, nascem com o desejo de estarem ao ar livre. Para elas, o lado de fora é muito atrativo, e simbolicamente diferente do lado de dentro das janelas e paredes. As crianças se beneficiam das aventuras que o meio natural proporciona, com desafios motores, por exemplo. Escalada de galhos, árvores, rolar pelo barranco, são experiências que muitas crianças, reclusas, não têm hoje em dia.

É importante que a criança conheça o meio natural para desenvolver uma relação sensível a ponto de desejar protegê-lo. Afinal, se elas não tiverem experiências sensíveis em áreas externas naturais, como poderão compreender a preservação e outras questões ambientais?

A natureza oferece meios de se desenvolver as relações sociais e a sensibilidade ambiental
A natureza oferece meios de se desenvolver as relações sociais e a sensibilidade ambiental

Há, para os maiores, escolas em que grandes áreas de vegetação nem sempre são aproveitadas pelas crianças, em função da pressão que torna o foco curricular voltado para dentro da sala de aula. Em verdade, a verdadeira sala de aula para um processo de aprendizagem eficaz, é a sala de aula do mundo, sem restrições espaciais.

Por vezes, em escolas muito pequenas, não há área externa, o que restringe as chances de se incentivar tais movimentos ao ar livre. Neste caso, cabe aos pais intensificarem as experiências sensoriais em meio à natureza além do período escolar. Existem algumas razões simples pelas quais os pequeninos devem ter o contato com contextos como bosques, animais, parques ou simplesmente árvores, e o desenvolvimento de aspectos físicos e habilidades motoras é um deles.

Criança exercita seu espírito investigativo de forma espontânea em meio à natureza
Criança exercita seu espírito investigativo de forma espontânea em meio à natureza

Quando falamos em utilizar todos os sentidos para a aprendizagem, bem como desenvolver as múltiplas linguagens da infância, podemos logo estabelecer uma relação com os ambientes externos, que estimulam todos os sentidos e muito mais. Quantas texturas, cores, odores, paisagens sonoras a criança pode descobrir?

Há também uma associação indireta com o fortalecimento da saúde física e mental, das crianças e dos educadores, com o desenvolvimento da resistência a mudanças climáticas, condições meteorológicas, administração de conflitos, dor e obstáculos saudáveis. Consequentemente, há um acréscimo na autoestima pessoal.

O espaço natural também pode ser planejado pelas educadoras e crianças
O espaço natural também pode ser planejado pelas educadoras e crianças

Além disso, sabemos o quanto o brincar com qualidade influencia no processo de aprendizagem, reflete nas relações sociais e é um cenário favorável para o desenvolvimento de autonomia em longo prazo, sendo um exercício de liberdade. Na natureza, a criança passa a observar seu entorno sob outra ótica, com lentes da indagação e do encantamento, prestando atenção aos detalhes e minúcias, bem como transformações ambientais. E, por falar nisso, como anda seu olhar?

About the Author

A autora do site é nascida na cidade São Paulo, e o Curso Normal/ Magistério foi a primeira opção na área docente antes do ingresso na faculdade de Letras da USP, onde concluiu a dupla habilitação português/ alemão em parceria com a EDUSP. Em seguida, cursando pedagogia e a primeira especialização em Moralidade e Relações Interpessoais na Escola, a formação continuada prosseguiu como uma premissa maior, com cursos como Psicopedagogia, Neuropsicopedagogia, Psicomotricidade e especializações como Bilinguismo e Educação Infantil. Atualmente, também é mestra em Ciências da Educação. Paralelamente, atuou continuamente na Educação Infantil, onde se estabeleceu há mais de 20 anos, assumindo diversas funções até atuar na diretoria de segmento. Também ofereceu diversos cursos e formação por meio de assessoria pedagógica especializada, é ávida leitora, apaixonada pela experiência educativa de Reggio Emilia e considera-se uma eterna aprendiz, seja em contextos locais ou internacionais.

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