Matemática lúdica na infância

Pedagogia e infância

Na Educação Infantil sabemos o quanto é importante valorizar o lúdico na hora de propor desafios para as crianças. Desde pequenas, elas estão cercadas por um mundo fantástico que, aos poucos, torna-se cada vez mais significativo e repleto de símbolos a serem descobertos. É comum observarmos as diversas conquistas motoras na manipulação de objetos e no controle corporal, na linguagem que se mostra cada vez mais eficaz e expressiva, e na curiosidade desabrochando nas perguntas que parecem incessantes. Nesse processo, os jogos matemáticos são propostas de grande potencial para promover a interação, uma forma de atividade particularmente poderosa para estimular a vida social e a construção do pensamento da criança.

O raciocínio lógico-matemático está presente em diversas atividades realizadas pela criança, porém, os jogos desempenham um papel importantíssimo, não somente como sinônimo de brincadeira e entretenimento, mas como alavanca para desenvolver a criatividade, a iniciativa, a organização, o raciocínio lógico-dedutivo, a capacidade de resolver problemas, a autoconfiança, a concentração, o senso cooperativo e a sociabilização.

Os jogos estimulam a socialização e o raciocínio lógico
Os jogos estimulam a socialização e o raciocínio lógico

Tais situações que envolvem regras, como os Jogos de trilha e Dominó são alguns exemplos de propostas presentes no cotidiano escolar. Jogar o dado, contar a quantidade que apareceu na face deste objeto e avançar o número correspondente de casas são momentos em que as crianças, em meio a muitas risadas, aprendem se divertindo. Essas ocasiões devem ser garantidas semanalmente nos planejamentos e projetações dos educadores, ora dirigidas pelas professoras, ora protagonizadas apenas pelas crianças. Conhecendo previamente as regras e o modo operante dos jogos, os pequenos vivenciam situações de se organizarem. Enquanto isso ocorre, eles observam a maneira de resolver problemas pelos outros: assim, um aprende com o modo de pensar e agir do outro. Esse processo propicia a utilização de conhecimentos prévios adquiridos anteriormente, aquisição de novas ideias, atitudes e habilidades, dentre as quais algumas são investigação, tentativa e erro, levantamento e checagem de hipóteses.

O brincar
O brincar é uma forma de resolver problemas e exercitar o raciocínio

O brincar da criança não é considerado simplesmente uma atividade complementar de forma pedagógica, pois acreditamos que é através dele que a criança desperta suas habilidades mais preciosas para um bom desenvolvimento, que a conduzirá durante toda a sua vida. “De fato, enquanto brinca, a criança pode ser incentivada a realizar contagens, comparar quantidades, identificar algarismos, adicionar pontos que fez durante a brincadeira, perceber intervalos numéricos, isto é, iniciar a aprendizagem dos conteúdos relacionados ao desenvolvimento do pensar aritmético. Por outro lado, brincar é uma oportunidade para perceber distâncias, desenvolver noções de velocidade, duração, tempo, força, altura e fazer estimativas envolvendo todas essas grandezas.”*

A escola
A escola pode incentivar o pensar aritmético

No Educação Infantil, devemos propiciar um ambiente “aritmetizador” com brincadeiras, jogos, atividades lúdicas, desafiadoras e interativas, desenvolvendo em nossos alunos a busca por soluções, a exploração de possibilidades além das noções matemáticas e de raciocínio.

O brincar
O ambiente estimulante também pode ser aritmetizador

Sabemos que a criança também desenvolve suas potencialidades e adquire seu conhecimento em casa, portanto, encorajamos aqui as famílias a deixarem seus filhos manipularem e experimentarem os diversos materiais que encontrar pela casa ou durante um passeio. Construam com ele(a) jogos e brinquedos, participem deste universo mágico, sorriam, divirtam-se e envolvam-se nas curiosidades matemáticas de seu(a) filho(a)!

 

*SMOLE, Kátia Stocco; DINIZ, Maria Ignez e CÂNDIDO, Patrícia. Brincadeiras matemáticas na educação infantil. Porto Alegre: Artmed, 2000, vol.1, p.16.

 

SUGESTÕES DE LEITURA:

KAMII, C. e DEVRIES. Jogos em Grupo na Educação Infantil. São Paulo: Trajetória Cultural, 1991.

KISHIMOTO, T. M. O jogo e a Educação infantil. São Paulo: Pioneira, 1994.

MOURA, M. O. O jogo e a construção do conhecimento matemático. In: Série Idéias, SP: FDE, vol. 10.

SMOLE, K. S.; DINIZ, M. I. e CÂNDIDO, P. Brincadeiras matemáticas na educação infantil. Porto Alegre: Artmed, 2000, vol.1.

About the Author

A autora do site é nascida na cidade São Paulo, e o Curso Normal/ Magistério foi a primeira opção na área docente antes do ingresso na faculdade de Letras da USP, onde concluiu a dupla habilitação português/ alemão em parceria com a EDUSP. Em seguida, cursando pedagogia e a primeira especialização em Moralidade e Relações Interpessoais na Escola, a formação continuada prosseguiu como uma premissa maior, com cursos como Psicopedagogia, Neuropsicopedagogia, Psicomotricidade e especializações como Bilinguismo e Educação Infantil. Atualmente, também é mestra em Ciências da Educação. Paralelamente, atuou continuamente na Educação Infantil, onde se estabeleceu há mais de 20 anos, assumindo diversas funções até atuar na diretoria de segmento. Também ofereceu diversos cursos e formação por meio de assessoria pedagógica especializada, é ávida leitora, apaixonada pela experiência educativa de Reggio Emilia e considera-se uma eterna aprendiz, seja em contextos locais ou internacionais.

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