Desde o maternal, é possível observar o quanto as crianças usam o corpo para se comunicar com o mundo e aprender sobre ele, estabelecendo relações com os outros e com o mundo por intermédio dos gestos e da exploração dos objetos ou espaços. O corpo fala, cria e aprende com o movimento.
Explorar, manipular, testar e descobrir… Por meio dessas ações, os menores se desenvolvem e enriquecem seus repertórios! Afinal, crianças pequenas aprendem experimentando e testando as possibilidades de tudo o que as cerca.
Essa investigação do mundo acontece por meio dos cinco sentidos, incluindo as possibilidades de movimento, de produção de sons, de experimentação de gostos, de exploração do toque, entre tantas outras ações. Os pequenos querem manipular, arremessar, subir, cheirar, sentir e degustar o que têm nas mãos. Assim, levar objetos à boca é aprender com todos os sentidos!
Para a criança é necessário tocar para sentir, para perceber e para compreender. Isso porque os pequenos, nos seus dois primeiros anos, em geral encontram-se em uma fase sensório–motora (caracterizada exatamente por explorações voltadas para a sensação e para a ação). Assim, as experimentações ajudam a estimular e ampliar os sentidos, a sensibilidade e as relações que estabelecem a partir das diferentes sensações percebidas. Além disso, é importante ressaltar que toda imaginação se baseia na experiência, então, quanto mais ricas e diversificadas forem as experimentações das crianças, maiores serão suas possibilidades de expressão e criação.
Nesse sentido, como forma de estimular as aprendizagens, devemos oferecer diversas propostas nas quais os alunos tenham a oportunidade de explorar materiais e sensações à sua maneira. Vale testar as texturas, cores e efeitos com as mãos, sentir no corpo, nos cabelos e até levar à boca (sempre sob o olhar cuidadoso das educadoras)!
Tocar, amassar, rasgar, sentir, cheirar e experimentar são palavras de ordem para os pequenos, então, nada mais justo do que torná-las um canal para aprendizagens significativas e prazerosas!
Nos primeiros anos de vida as crianças começam a perceber que podem agir sobre papéis, telas ou objetos de modo geral, provocando mudanças e produzindo algo para ser visto, buscando tocar em tudo o que veem, percebendo sensações diferentes. A criança pequena utiliza seu corpo e movimentos para apoiar seu pensamento, como se este se projetasse em suas posturas.
Por meio da exploração de diferentes materiais as crianças cultivam as sensações, ampliam a capacidade de expressão, a criatividade, os sentimentos e consequentemente o conhecimento do mundo. Assim, pela exploração dos sentidos e interação com o outro, também ocorre a aprendizagem. Para que isso aconteça de forma prazerosa, as professoras preparam espaços estimulantes, intencionalmente organizados e desafiadores, para que as crianças se deparem com uma vasta gama de estímulos cognitivos e motores.
Sabemos o quanto se faz necessário que as crianças desde a mais tenra idade tenham a oportunidade de ter contato, perceber e agir de modo positivo e benéfico também sobre a natureza e ambientes naturais. O cuidado e o respeito ao meio ambiente é uma constante preocupação do mundo atual. Com esse trabalho regular das educadoras, possibilitamos aos nossos pequeninos que iniciem o processo de desenvolvimento da percepção e conscientização ambiental, dedicando desse modo, um olhar refinado, atento e cuidadoso com relação à natureza que os cerca.
E quanto prazer e encantamento são demonstrados pelas crianças em suas vivências em tantos ambientes, sejam eles internos ou externos, como parques, pomares, canteiros, sítios, gramados, entre tantos outros. Ao explorarem e ampliarmos esses espaços de aprendizagem, é possível observar a alegria e interesse genuíno da infância, vislumbrando o quanto essas propostas se constituem possibilidades de aprendizado e desenvolvimento de relações consigo e com o entorno físico e social.