A escola e seus sistemas

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Por quantos sistemas a criança e a escola se conectam? Usualmente, pensamos na família como primeiro sistema social no qual a criança está diretamente inserida. Ao ingressar na vida escolar, ela naturalmente amplia esta atuação sócio-cultural e passa a pertencer a outra instância ou núcleo social. Porém, a escola abre portas para muitos outros sistemas diretamente relacionados a ela e permite com que as experiências sociais, históricas e culturais se tornem muito mais abrangentes. A riqueza de conexões e oportunidades é imensa, por isso a escola é uma grande porta de entrada para o mundo. Não é só descobrir e ser estimulado em todos os seus sentidos e linguagens. A Educação Infantil garante o ingresso a sistemas muito, muito além da própria escola. Significa conectar a criança com suas origens, tradições, marcas e organizações. Vejamos mais precisamente alguns exemplos de como podemos caracterizar os sistemas, e como a escola ajuda a criança nesta atuação dinâmica:

A escola pode ser considerada um microssistma
A escola pode ser considerada um microssistema

Um microssistema é um contexto em que há um padrão de atividade, papéis sociais definidos, relações interpessoais, tudo vivenciado pelo ser em desenvolvimento em algum ambiente em que existam características físicas e materiais específicas, além de pessoas com personalidades, temperamentos, e crenças diferenciadas.

Macrossistema escolar
No contexto escolar, a criança amplia experiências, interagindo num microssistema

Assim, a escola, tanto como a casa, pode ser considerada um microssistema, pois nele a criança conhece colegas, estabelece relações, socializa-se, troca experiências, insere-se em culturas diferentes, amplia seu repertório lúdico e social. Ocorrem trocas recíprocas por meio da ampliação de conhecimentos, interações de aspectos físicos, sociais, simbólicos do ambiente. É na escola que a criança aprende a resolver conflitos, que se depara com instâncias diferenciadas, lida com as relações interpessoais, amplia as relações, deversifica e potencializa o seu conhecimento de mundo.

outras organizações intermediárias
Outras organizações intermediárias, como grupos e clubes correspondem ao mesossistema

O mesossistema compreende os laços e processos que ocorrem entre dois ou mais desses dois ambientes que contenham a pessoa em desenvolvimento e é ampliado sempre que a pessoa frequenta um novo ambiente, daí a importância de a criança ingressar em outras instâncias sociais além da escola, ampliando seu repertório de experiências. Isso corresponde a outras famílias, clubes, organizações, grupos sociais distintos.

Exosistema
O trabalho do papai, vivenciado indiretamente, é um exemplo de exossistema

O exossistema abrange a relação entre dois ou mais ambientes, em que pelo menos um deles não contenha a pessoa em desenvolvimento, mas que a influencie diretamente nos ambientes imediatos onde esteja. Por exemplo, a criança pode nunca ter estado no trabalho dos pais, mas este influencia diretamente na sua vida escolar, dependendo da jornada de trabalho de seus responsáveis, do clima de trabalho etc.

Macrossistema
Macrossistema corresponde a todo o padrão cultural no qual estamos inseridos

O macrossitema refere-se a um padrão de características de dada cultura, relacionando-se aos sistemas de crenças, recursos, estilo de vida e padrões de intercâmbio social inerentes a cada um desses sistemas (micro, meso e exossistema), podendo ser pensado como identidade social de uma cultura ou subcultura particular ou para amplos contextos sociais. Desta forma, esses ambientes são altamente favoráveis para o desenvolvimento integral humano. Quanto mais experiências culturais passamos, mais desenvolveremos nossa própria identidade. E, por isso, a Educação Infantil é tão importante, desde tão cedo.

About the Author

A autora do site é nascida na cidade São Paulo, e o Curso Normal/ Magistério foi a primeira opção na área docente antes do ingresso na faculdade de Letras da USP, onde concluiu a dupla habilitação português/ alemão em parceria com a EDUSP. Em seguida, cursando pedagogia e a primeira especialização em Moralidade e Relações Interpessoais na Escola, a formação continuada prosseguiu como uma premissa maior, com cursos como Psicopedagogia, Neuropsicopedagogia, Psicomotricidade e especializações como Bilinguismo e Educação Infantil. Atualmente, também é mestra em Ciências da Educação. Paralelamente, atuou continuamente na Educação Infantil, onde se estabeleceu há mais de 20 anos, assumindo diversas funções até atuar na diretoria de segmento. Também ofereceu diversos cursos e formação por meio de assessoria pedagógica especializada, é ávida leitora, apaixonada pela experiência educativa de Reggio Emilia e considera-se uma eterna aprendiz, seja em contextos locais ou internacionais.

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