Por quantos sistemas a criança e a escola se conectam? Usualmente, pensamos na família como primeiro sistema social no qual a criança está diretamente inserida. Ao ingressar na vida escolar, ela naturalmente amplia esta atuação sócio-cultural e passa a pertencer a outra instância ou núcleo social. Porém, a escola abre portas para muitos outros sistemas diretamente relacionados a ela e permite com que as experiências sociais, históricas e culturais se tornem muito mais abrangentes. A riqueza de conexões e oportunidades é imensa, por isso a escola é uma grande porta de entrada para o mundo. Não é só descobrir e ser estimulado em todos os seus sentidos e linguagens. A Educação Infantil garante o ingresso a sistemas muito, muito além da própria escola. Significa conectar a criança com suas origens, tradições, marcas e organizações. Vejamos mais precisamente alguns exemplos de como podemos caracterizar os sistemas, e como a escola ajuda a criança nesta atuação dinâmica:
Um microssistema é um contexto em que há um padrão de atividade, papéis sociais definidos, relações interpessoais, tudo vivenciado pelo ser em desenvolvimento em algum ambiente em que existam características físicas e materiais específicas, além de pessoas com personalidades, temperamentos, e crenças diferenciadas.
Assim, a escola, tanto como a casa, pode ser considerada um microssistema, pois nele a criança conhece colegas, estabelece relações, socializa-se, troca experiências, insere-se em culturas diferentes, amplia seu repertório lúdico e social. Ocorrem trocas recíprocas por meio da ampliação de conhecimentos, interações de aspectos físicos, sociais, simbólicos do ambiente. É na escola que a criança aprende a resolver conflitos, que se depara com instâncias diferenciadas, lida com as relações interpessoais, amplia as relações, deversifica e potencializa o seu conhecimento de mundo.
O mesossistema compreende os laços e processos que ocorrem entre dois ou mais desses dois ambientes que contenham a pessoa em desenvolvimento e é ampliado sempre que a pessoa frequenta um novo ambiente, daí a importância de a criança ingressar em outras instâncias sociais além da escola, ampliando seu repertório de experiências. Isso corresponde a outras famílias, clubes, organizações, grupos sociais distintos.
O exossistema abrange a relação entre dois ou mais ambientes, em que pelo menos um deles não contenha a pessoa em desenvolvimento, mas que a influencie diretamente nos ambientes imediatos onde esteja. Por exemplo, a criança pode nunca ter estado no trabalho dos pais, mas este influencia diretamente na sua vida escolar, dependendo da jornada de trabalho de seus responsáveis, do clima de trabalho etc.
O macrossitema refere-se a um padrão de características de dada cultura, relacionando-se aos sistemas de crenças, recursos, estilo de vida e padrões de intercâmbio social inerentes a cada um desses sistemas (micro, meso e exossistema), podendo ser pensado como identidade social de uma cultura ou subcultura particular ou para amplos contextos sociais. Desta forma, esses ambientes são altamente favoráveis para o desenvolvimento integral humano. Quanto mais experiências culturais passamos, mais desenvolveremos nossa própria identidade. E, por isso, a Educação Infantil é tão importante, desde tão cedo.