Educação Infantil: um mundo de relações sociais

Pedagogia e infância

Durante os primeiros anos de vida o mundo social revela-se repleto de oportunidades e aprendizagens significativas.

Com o ingresso na vida escolar a criança amplia suas relações e a grande novidade consiste na descoberta de quem “eu sou” e quem são “os outros” que passarão a se relacionar e a interagir.

Ao interagir com os objetos e com os outros, a criança em idade maternal constrói relações e conhecimentos a respeito do mundo em que vive, e, aos poucos, esse conhecimento contribui para que a criança estabeleça relações de grupo.

Próxima a completar três anos, a conquista da capacidade de interagir socialmente acontece gradativamente, como a aquisição da possibilidade de simbolizar. Conforme a habilidade de se comunicar oralmente se amplia, as interações também se enriquecem.

A riqueza de experiências faz do espaço físico um ambiente de relações
A riqueza de experiências faz do espaço físico um ambiente de relações

O desenvolvimento da linguagem oral amplia as possibilidades de inserção e de participação nas diversas práticas sociais. Na educação infantil, a linguagem se constitui um dos eixos básicos, dada sua importância para o desenvolvimento e formação da criança, a interação social, os momentos de orientações das ações intencionais, bem como a construção de conhecimentos e a troca de ideias.

E, assim, com a linguagem oral em pleno desenvolvimento e as relações sociais em crescimento, destacamos novamente e incessantemente outro aspecto fundamental nesse caminhar: o papel do brincar.

Professora e suas relações
A escola traz benefícios sociais e emocionais muito além dos conteúdos

Brincar traduz o sentindo da palavra infância. As brincadeiras individuais de antes, pouco a pouco cedem espaço para a vontade de brincar junto, quando ocorrem infinitas oportunidades de troca e situações nas quais as crianças precisam resolver conflitos. Brincando em grupo as crianças envolvem-se em uma situação imaginária onde cada um poderá exercer papeis diversos aos de sua realidade. Percorrerão um longo percurso até sair do egocentrismo, vivenciando momentos por meio dos quais começarão a perceber que seus pares têm pontos de vista e desejos diferentes dos seus.

Logo, um dos desafios nesse convívio social entre iguais concentra-se em aprender a se relacionar. Perceber e aprender a respeitar as vontades alheias, constitui-se em um exercício fundamental no desenvolvimento das relações em que nossos pequenos estão inseridos.

Brincar também é uma maneira formal de aprendizagem
Brincar também é uma maneira formal de aprendizagem

As estratégias pedagógicas são fundamentais para estimular e auxiliar as crianças a expressarem sentimentos, afinal, sentir-se seguros no ambiente e perceber o professor como um mediador são fatores determinantes para que evoluam na empatia estabelecida para com os outros e consequentemente nas relações que estreitem os vínculos de amizade.

Dessa maneira, percebemos que a vivência com outras crianças no espaço escolar é fundamental para o desenvolvimento como um todo, uma vez que provoca novas experiências, estimula a troca de conhecimentos, permite construir novos hábitos, atitudes e valores, necessários para a integração do ser humano na história e na cultura de uma determinada forma de organização social.

Um dos desafios do ser humano é aprender a relacionar-se
Um dos desafios do ser humano é aprender a relacionar-se

About the Author

A autora do site é nascida na cidade São Paulo, e o Curso Normal/ Magistério foi a primeira opção na área docente antes do ingresso na faculdade de Letras da USP, onde concluiu a dupla habilitação português/ alemão em parceria com a EDUSP. Em seguida, cursando pedagogia e a primeira especialização em Moralidade e Relações Interpessoais na Escola, a formação continuada prosseguiu como uma premissa maior, com cursos como Psicopedagogia, Neuropsicopedagogia, Psicomotricidade e especializações como Bilinguismo e Educação Infantil. Atualmente, também é mestra em Ciências da Educação. Paralelamente, atuou continuamente na Educação Infantil, onde se estabeleceu há mais de 20 anos, assumindo diversas funções até atuar na diretoria de segmento. Também ofereceu diversos cursos e formação por meio de assessoria pedagógica especializada, é ávida leitora, apaixonada pela experiência educativa de Reggio Emilia e considera-se uma eterna aprendiz, seja em contextos locais ou internacionais.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *