O que é essa ideia de criança “protagonista”?

 LOGO PEDAGOGIA E INFÂNCIA

Ultimamente temos ouvido de modo recorrente em algumas instituições de ensino a ideia de criança como protagonista. E o que isso quer dizer? Estaria esta criança minimizando o papel do educador? Ou seria este mais um modismo educativo? Nada disso!
O conceito de protagonista está diretamente relacionado à imagem de criança competente, cidadã e portadora de direitos. Protagonista porque ela é crítica, tem ideias, confronta a realidade, não segue simplesmente um manual do que ela deve “vir a ser”. Ela é protagonista pois elabora teorias provisórias. É, de certo modo, “incômoda”, pois expressa seu ponto de vista, produz mudanças e desestabiliza seu entorno, e não somente segue diretrizes, padrões e receitas.

Ela é sujeito de sua história, aprende e ensina, produz cultura. Ela é dotada de potencialidades e de recursos afetivos, relacionais, sensoriais que se explicitam numa troca com o contexto social e cultural. Ser uma criança protagonista é ser dona de uma infância que merece muito mais do que cuidados e proteção. A criança aprende utilizando os cinco sentidos, todo o corpo, e todas as suas linguagens.

A criança é autora, crítica e questionadora

E quando ela não é protagonista? Aí, tragicamente, tem sua imaginação e criatividade interrompidas por rotinas inflexíveis, conteúdos pré-estabelecidos, atividades massificantes, estereótipos, infantilização da própria infância ou aceleração de um tempo irrecuperável. Colocamos como que uma maquiagem prejudicial nas crianças, padronizando-as como adultos em miniaturas, ou como seres frágeis, incapazes de atuarem com alguma independência. É a sala de aula contém desenhos pré-concebidos, exercícios padronizados, enfim, pretende implicitamente deixar claro que quem é o único protagonista é o professor e a criança, um mero coadjuvante passivo.

Dar espaço ao protagonismo é conceder oportunidades interativas, explorarórias e interrogativas

Nós, ao contrário, não queremos este tipo de criança acuada, passiva, queremos dar margem ao seu potencial incrível.  Dar espaço ao protagonismo é saber que a criança estabelece relações e diálogo com seu tempo e espaço, constrói significados e conhecimentos no seu mundo. A criança já é cidadã é portadora de direitos, atua social e civilmente. Tem necessidades e características físicas, morais e afetivas, tendo o DIREITO de ser considerada em sua singularidade, valorizada nos próprios tempos de desenvolvimento. Deve ser respeitada independentemente de sua cultura, podendo construir novos direitos. Ela é portadora de sensibilidade ecológica, pois é sensível transforma e se transforma no ambiente que a cerca. A criança protagonista é, afinal, ela mesma. E é respeitada como tal. Com todas as suas forças potentes e legitimidade.

About the Author

A autora do site é nascida na cidade São Paulo, e o Curso Normal/ Magistério foi a primeira opção na área docente antes do ingresso na faculdade de Letras da USP, onde concluiu a dupla habilitação português/ alemão em parceria com a EDUSP. Em seguida, cursando pedagogia e a primeira especialização em Moralidade e Relações Interpessoais na Escola, a formação continuada prosseguiu como uma premissa maior, com cursos como Psicopedagogia, Neuropsicopedagogia, Psicomotricidade e especializações como Bilinguismo e Educação Infantil. Atualmente, também é mestra em Ciências da Educação. Paralelamente, atuou continuamente na Educação Infantil, onde se estabeleceu há mais de 20 anos, assumindo diversas funções até atuar na diretoria de segmento. Também ofereceu diversos cursos e formação por meio de assessoria pedagógica especializada, é ávida leitora, apaixonada pela experiência educativa de Reggio Emilia e considera-se uma eterna aprendiz, seja em contextos locais ou internacionais.

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