Livres para explorar o entorno

Pedagogia e infância

Desde o maternal, é possível observar o quanto as crianças usam o corpo para se comunicar com o mundo e aprender sobre ele, estabelecendo relações com os outros e com o mundo por intermédio dos gestos e da exploração dos objetos ou espaços. O corpo fala, cria e aprende com o movimento.

Explorar, manipular, testar e descobrir… Por meio dessas ações, os menores se desenvolvem e enriquecem seus repertórios! Afinal, crianças pequenas aprendem experimentando e testando as possibilidades de tudo o que as cerca.

A criança deve ser livre para explorar o meio à sua volta e desenvolver-se sensorialmente
A criança deve ser livre para explorar o meio à sua volta e desenvolver-se sensorialmente

Essa investigação do mundo acontece por meio dos cinco sentidos, incluindo as possibilidades de movimento, de produção de sons, de experimentação de gostos, de exploração do toque, entre tantas outras ações. Os pequenos querem manipular, arremessar, subir, cheirar, sentir e degustar o que têm nas mãos. Assim, levar objetos à boca é aprender com todos os sentidos!

Para a criança é necessário tocar para sentir, para perceber e para compreender. Isso porque os pequenos, nos seus dois primeiros anos, em geral encontram-se em uma fase sensório–motora (caracterizada exatamente por explorações voltadas para a sensação e para a ação). Assim, as experimentações ajudam a estimular e ampliar os sentidos, a sensibilidade e as relações que estabelecem a partir das diferentes sensações percebidas. Além disso, é importante ressaltar que toda imaginação se baseia na experiência, então, quanto mais ricas e diversificadas forem as experimentações das crianças, maiores serão suas possibilidades de expressão e criação.

Ambientes internos também podem ser ricos em possibilidades interativas
Ambientes internos também podem ser ricos em possibilidades interativas

Nesse sentido, como forma de estimular as aprendizagens, devemos oferecer diversas propostas nas quais os alunos tenham a oportunidade de explorar materiais e sensações à sua maneira. Vale testar as texturas, cores e efeitos com as mãos, sentir no corpo, nos cabelos e até levar à boca (sempre sob o olhar cuidadoso das educadoras)!

Tocar, amassar, rasgar, sentir, cheirar e experimentar são palavras de ordem para os pequenos, então, nada mais justo do que torná-las um canal para aprendizagens significativas e prazerosas!

os ambientes devem dialogar com as crianças, sendo intencionalmente organizados de modo provocativo
os ambientes devem dialogar com as crianças, sendo intencionalmente organizados de modo provocativo

Nos primeiros anos de vida as crianças começam a perceber que podem agir sobre papéis, telas ou objetos de modo geral, provocando mudanças e produzindo algo para ser visto, buscando tocar em tudo o que veem, percebendo sensações diferentes. A criança pequena utiliza seu corpo e movimentos para apoiar seu pensamento, como se este se projetasse em suas posturas.

Por meio da exploração de diferentes materiais as crianças cultivam as sensações, ampliam a capacidade de expressão, a criatividade, os sentimentos e consequentemente o conhecimento do mundo. Assim, pela exploração dos sentidos e interação com o outro, também ocorre a aprendizagem. Para que isso aconteça de forma prazerosa, as professoras preparam espaços estimulantes, intencionalmente organizados e desafiadores, para que as crianças se deparem com uma vasta gama de estímulos cognitivos e motores.

Interação com a natureza e seus elementos efetiva a aprendizagem sensorial
Interação com a natureza e seus elementos efetiva a aprendizagem sensorial

Sabemos o quanto se faz necessário que as crianças desde a mais tenra idade tenham a oportunidade de ter contato, perceber e agir de modo positivo e benéfico também sobre a natureza e ambientes naturais. O cuidado e o respeito ao meio ambiente é uma constante preocupação do mundo atual. Com esse trabalho regular das educadoras, possibilitamos aos nossos pequeninos que iniciem o processo de desenvolvimento da percepção e conscientização ambiental, dedicando desse modo, um olhar refinado, atento e cuidadoso com relação à natureza que os cerca.

O espaço natural também pode ser planejado pelas educadoras e crianças
O espaço natural também pode ser planejado pelas educadoras e crianças

E quanto prazer e encantamento são demonstrados pelas crianças em suas vivências em tantos ambientes, sejam eles internos ou externos, como parques, pomares, canteiros, sítios, gramados, entre tantos outros. Ao explorarem e ampliarmos esses espaços de aprendizagem, é possível observar a alegria e interesse genuíno da infância, vislumbrando o quanto essas propostas se constituem possibilidades de aprendizado e desenvolvimento de relações consigo e com o entorno físico e social.

About the Author

A autora do site é nascida na cidade São Paulo, e o Curso Normal/ Magistério foi a primeira opção na área docente antes do ingresso na faculdade de Letras da USP, onde concluiu a dupla habilitação português/ alemão em parceria com a EDUSP. Em seguida, cursando pedagogia e a primeira especialização em Moralidade e Relações Interpessoais na Escola, a formação continuada prosseguiu como uma premissa maior, com cursos como Psicopedagogia, Neuropsicopedagogia, Psicomotricidade e especializações como Bilinguismo e Educação Infantil. Atualmente, também é mestra em Ciências da Educação. Paralelamente, atuou continuamente na Educação Infantil, onde se estabeleceu há mais de 20 anos, assumindo diversas funções até atuar na diretoria de segmento. Também ofereceu diversos cursos e formação por meio de assessoria pedagógica especializada, é ávida leitora, apaixonada pela experiência educativa de Reggio Emilia e considera-se uma eterna aprendiz, seja em contextos locais ou internacionais.

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