Durante os primeiros anos de vida o mundo social revela-se repleto de oportunidades e aprendizagens significativas.
Com o ingresso na vida escolar a criança amplia suas relações e a grande novidade consiste na descoberta de quem “eu sou” e quem são “os outros” que passarão a se relacionar e a interagir.
Ao interagir com os objetos e com os outros, a criança em idade maternal constrói relações e conhecimentos a respeito do mundo em que vive, e, aos poucos, esse conhecimento contribui para que a criança estabeleça relações de grupo.
Próxima a completar três anos, a conquista da capacidade de interagir socialmente acontece gradativamente, como a aquisição da possibilidade de simbolizar. Conforme a habilidade de se comunicar oralmente se amplia, as interações também se enriquecem.
O desenvolvimento da linguagem oral amplia as possibilidades de inserção e de participação nas diversas práticas sociais. Na educação infantil, a linguagem se constitui um dos eixos básicos, dada sua importância para o desenvolvimento e formação da criança, a interação social, os momentos de orientações das ações intencionais, bem como a construção de conhecimentos e a troca de ideias.
E, assim, com a linguagem oral em pleno desenvolvimento e as relações sociais em crescimento, destacamos novamente e incessantemente outro aspecto fundamental nesse caminhar: o papel do brincar.
Brincar traduz o sentindo da palavra infância. As brincadeiras individuais de antes, pouco a pouco cedem espaço para a vontade de brincar junto, quando ocorrem infinitas oportunidades de troca e situações nas quais as crianças precisam resolver conflitos. Brincando em grupo as crianças envolvem-se em uma situação imaginária onde cada um poderá exercer papeis diversos aos de sua realidade. Percorrerão um longo percurso até sair do egocentrismo, vivenciando momentos por meio dos quais começarão a perceber que seus pares têm pontos de vista e desejos diferentes dos seus.
Logo, um dos desafios nesse convívio social entre iguais concentra-se em aprender a se relacionar. Perceber e aprender a respeitar as vontades alheias, constitui-se em um exercício fundamental no desenvolvimento das relações em que nossos pequenos estão inseridos.
As estratégias pedagógicas são fundamentais para estimular e auxiliar as crianças a expressarem sentimentos, afinal, sentir-se seguros no ambiente e perceber o professor como um mediador são fatores determinantes para que evoluam na empatia estabelecida para com os outros e consequentemente nas relações que estreitem os vínculos de amizade.
Dessa maneira, percebemos que a vivência com outras crianças no espaço escolar é fundamental para o desenvolvimento como um todo, uma vez que provoca novas experiências, estimula a troca de conhecimentos, permite construir novos hábitos, atitudes e valores, necessários para a integração do ser humano na história e na cultura de uma determinada forma de organização social.