Documentação pedagógica ou educativa

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O que é e qual a importância da documentação pedagógica?

Muito além de um acervo burocrático, ou de uma reunião de portfólios, a documentação pedagógica é um material rico, de aprendizagem contínua que registra o que as crianças estão dizendo, fazendo e produzindo e como o pedagogo se relaciona com elas e com seu trabalho. Ou seja, é uma oportunidade de se rever sob outra ótica e de analisar tanto a prática educativa quanto o desenvolvimento das crianças em perspectiva analítica.

A documentação é um ato de legitimação das linguagens, pois torna visível a aprendizagem de uma comunidade, registrada por meio de uma série de recursos, tanto os encontros de curta (episódio) como de longa duração (projeto).

Aos fazeres da infância têm suas intencionalidades dominaras em contratos didáticos
Aos fazeres da infância têm suas intencionalidades dominaras em contratos didáticos

Ela é, pois, democrática, já que garante escutar e ser escutado, ouvir e ser ouvido, ver e ser visto. Não sob uma visão limitada, pré-definida, mas muito mais sensível e abrangente. Grupos, por exemplo, podem se observar de um ponto de vista externo enquanto estão aprendendo durante e após o processo documentado. E como isso ocorre?

A sala de aula como espaço de interlocução e de comunicação do processo educativo
A sala de aula como espaço de interlocução e de comunicação do processo educativo

Vejamos: por meio da documentação, o professor dialoga com seus pares de atuação e faz uma narrativa da criança registrando suas palavras, gestos, teorias, hipóteses, pensamentos. Por vezes, as narrações e “releituras” são visuais, outras, gráficas, pictóricas, sonoras. Ele analisa o material que coletou durante o dia à luz da teoria e registra as passagens, as construções, as evocações, as vozes das crianças. E a escola passa a ter vida, a anunciar o aprendizado percorrido.

As intencionalidades, enunciados e falas infantis evidenciadas pela escola
As intencionalidades, enunciados e falas infantis evidenciadas pela escola

Documentação nada mais é do que uma linguagem que torna visível a construção de significados do grupo envolvido no processo educativo daquela escola, ou seja, daquela comunidade aprendente. É um percurso interpretativo! As escolas podem produzir seus documentos num acervo: vídeos, áudios, manuscritos… Pode conter ainda painéis, cartazes, fotos, relatórios etc. todos acessíveis à comunidade escolar. A teoria e prática dialogam, é um processo de autoanálise e autoavaliação, que serve como ferramenta de crescimento e estudo comunitário. As salas podem contar histórias reais e entrelaçadas, documentações progressivas e atualizadas.

Episódios de aprendizagem são narrados visualmente
Episódios de aprendizagem são narrados visualmente

A  criança também aprecia enxergar-se sob outro âmbito, outra perspectiva, fazer um exercício de descentralização e, neste sentido, pode-se compartilhar vídeos e imagens com as crianças. Esse processo documentativo atualiza e eterniza memórias de experiências e conhecimentos, oferecendo elementos para avaliar o processo e indicando estratégias. Quando registramos, clarificamos nosso olhar, enxergamos aquilo que outrora não notávamos, passamos a nos enxergar no processo, a perceber peculiaridades. Há, enfim, confronto com paradigmas e abertura às teorias provisórias.

Projetações, livros da vida e documentações envolvem o espaço da Educação Infantil
Projetações, livros da vida e documentações envolvem o espaço da Educação Infantil

A documentação educativa, enfim, clarifica o olhar, auxilia na relação com as crianças, nos dá pistas de como aprendem. As crianças, educadores, “aprender a aprender!” que é um conceito tão importante, já que atribui sentido verdadeiro ao que fazemos!

About the Author

A autora do site é nascida na cidade São Paulo, e o Curso Normal/ Magistério foi a primeira opção na área docente antes do ingresso na faculdade de Letras da USP, onde concluiu a dupla habilitação português/ alemão em parceria com a EDUSP. Em seguida, cursando pedagogia e a primeira especialização em Moralidade e Relações Interpessoais na Escola, a formação continuada prosseguiu como uma premissa maior, com cursos como Psicopedagogia, Neuropsicopedagogia, Psicomotricidade e especializações como Bilinguismo e Educação Infantil. Atualmente, também é mestra em Ciências da Educação. Paralelamente, atuou continuamente na Educação Infantil, onde se estabeleceu há mais de 20 anos, assumindo diversas funções até atuar na diretoria de segmento. Também ofereceu diversos cursos e formação por meio de assessoria pedagógica especializada, é ávida leitora, apaixonada pela experiência educativa de Reggio Emilia e considera-se uma eterna aprendiz, seja em contextos locais ou internacionais.

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