Criança: como nos relacionamos com ela?

cropped-LOGO-PEDAGOGIA-E-INFÂNCIA-3.jpg

É  importante que ao longo de sua prática pedagógica, o educador recorrentemente exercite sua autorreflexão. Por exemplo, é imprescindível que ele se pergunte como a criança tem se relacionado com seus pares e com os adultos à sua volta e, ainda, como nós, adultos, nos relacionamos com esta criança.

Ao se questionar, é importante que as reflexões abordem o significado de uma Pedagogia da Infância, sobre a sua visão e ação pedagógicas, bem como concepções implícitas a elas.

Na relação entre as crianças, há grande importância no trato que uma dedica à outra, bem como necessidade de se sentir o prazer de estarem na companhia umas das outras. A essa idéia podemos acrescentar a citação de Henry Wallon que diz: “O indivíduo é um ser geneticamente social, ou seja, ele não sobrevive sem o outro”.

Em relação à família, é imprescindível que haja um diálogo qualitativo permanente, sendo este um componente determinante para o sucesso relacional, sendo preciso então acolher esta família da forma que se apresenta e não da maneira idealizada por nós, educadores. Não se pode desejar encontrar culpados para os problemas e/ou dificuldades que as crianças apresentam, mas sim encontrar caminhos para parceria e desenvolvimento contínuo dos pequeninos, com trocas constritivas de saberes e perspectivas pedagógicas e familiares.

A história do grupo vai se formando à medida que nos relacionamos com cada um de seus integrantes
A história do grupo vai se formando à medida que nos relacionamos com cada um de seus integrantes

Quanto ao educador, faz-se necessário aprender a estudar as crianças, conhecendo intimamente a faixa etária e suas implicações, seu pensamento e características cognitivas, a diferença entre os gêneros, além do pensamento infantil e seus incríveis desdobramentos. A formação continuada do educador, sua escuta ativa e capacidade de conhecer as múltiplas linguagens da infância garantem a qualidade do processo educativo.

Já a dimensão espaço/ tempo envolve a  de oferta de oportunidades de tomada de decisões e responsabilidades quanto ao tempo cronológico e materialidades utilizadas, desde cedo, na companhia de colegas de diferentes faixas etárias, em locais cognitivamente estimulantes e desafiadores. Isto significa dizer, em palavras curtas, que as crianças precisam aprender a tomar decisões e podem ser responsáveis pelo tempo que utilizam. A criança é um ser em pleno desenvolvimento e está inserida num ambiente que pressupõe organização material, estética e temporal.

A organização do espaço e seleção dos materiais
A organização do espaço e seleção dos materiais também compõem o ambiente relacional

Com tantas transformações e influências, a sociedade está construindo um jeito de ser criança, de maneira que precisamos ter clareza do significado da Pedagogia da Infância, estudando intimamente as crianças, não no sentido de traçar o que elas virão a ser, mas de aceitar quem elas são, entender melhor sua identidade e relações estabelecidas. A Pedagogia da Infância, que dá nome a este canal reflexivo, pressupõe a capacidade de descobrir, questionar, desestabilizar-se e pensar sobre outras coisas, envolvendo:

  • espaço organizado na relação com as crianças;
  • brincar como ponte entre a natureza e a cultura;
  • história de vida;
  • documentação pedagógica como suporte;
  • linguagens múltiplas;
  • planejamento como garantia da intencionalidade educativa.

Essa Pedagogia tem que ser contextualizada e variar de acordo com os contexto sociais perpassados. É preciso dar mais valor à fala e ao pensamento infantil, aos seus ensinamentos e teorias provisórias. As crianças precisam aprender a tomar decisões e podem aprender a organizar e a se responsabilizar pelo próprio tempo vivenciado, basta que oportunizemos boas condições organizacionais em seu cotidiano para que isto ocorra.

O educador deve se questionar sobre quem é e como aprende está criança construtora de teorias
O educador deve se questionar sobre quem é e como aprende está criança construtora de teorias

Por exemplo, conhecendo-se melhor a criança pequenina, em idade maternal, pode-se perceber que há especificidade no seu processo de adaptação escolar, pois se trata de uma capacidade que passa por outras relações, em geral, iniciadas na família e que servem de base para as futuras relações. Passa por bases epistemológicas, axiológicas e ontológicas. Os saberes construídos pelas crianças vão se ampliando em redes e, com isso, estão interligados. Consequentemente, faz-se necessário rever a visão que temos sobre o espaço de socialização, pois muitas vezes afirmamos que este é um aspecto difícil e desafiador, e, virtude dos conflitos. Ao invés de tratarmos como um “espaço difícil” podemos vê-lo como extremamente rico e desafiador, além de fundamental para o bom desenvolvimento humano, já que o conflito é inerente ao movimento humano, é fruto do desenvolvimento reflexivo, comum às classes participativas e oportunidade de aprendizado.

About the Author

A autora do site é nascida na cidade São Paulo, e o Curso Normal/ Magistério foi a primeira opção na área docente antes do ingresso na faculdade de Letras da USP, onde concluiu a dupla habilitação português/ alemão em parceria com a EDUSP. Em seguida, cursando pedagogia e a primeira especialização em Moralidade e Relações Interpessoais na Escola, a formação continuada prosseguiu como uma premissa maior, com cursos como Psicopedagogia, Neuropsicopedagogia, Psicomotricidade e especializações como Bilinguismo e Educação Infantil. Atualmente, também é mestra em Ciências da Educação. Paralelamente, atuou continuamente na Educação Infantil, onde se estabeleceu há mais de 20 anos, assumindo diversas funções até atuar na diretoria de segmento. Também ofereceu diversos cursos e formação por meio de assessoria pedagógica especializada, é ávida leitora, apaixonada pela experiência educativa de Reggio Emilia e considera-se uma eterna aprendiz, seja em contextos locais ou internacionais.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *